C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Inpe se prepara para testes do satélite Amazônia-1
18/03/2014 - 11:40
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) se prepara para as atividades de integração e testes do Amazônia-1, satélite com lançamento previsto para 2016 que conta com uma câmera óptica de visada larga capaz de gerar imagens do planeta a cada quatro dias.

Os ensaios para aceitação dos propulsores com 5 newtons (N) de empuxo que serão utilizados no equipamento foram realizados no Banco de Testes com Simulação de Altitude (BTSA) do Inpe em janeiro e fevereiro. Propulsores são utilizados em várias manobras no espaço, necessárias para o posicionamento e manutenção das órbitas de satélites e plataformas espaciais.

A característica de revisita rápida do Amazônia-1 permitirá a melhora nos dados de alerta de desmatamento na região amazônica em tempo real. O satélite também fornecerá imagens frequentes das áreas agrícolas brasileiras.

O subsistema de propulsão da Plataforma Multimissão (PMM) criada pelo Inpe foi desenvolvido pela empresa brasileira Fibraforte com a coordenação de engenheiros do instituto.

Completo, o subsistema é composto por seis propulsores, o tanque de propelente e mais as válvulas para controle dos propulsores e para carregamento do tanque, com as respectivas tubulações e seus acessórios.

Leia mais.

 

Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpe

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação