Muitas áreas do conhecimento se valem hoje de técnicas inspiradas em processos naturais e, nesse contexto, a computação evolutiva extrai do processo de evolução das espécies definições básicas para a construção de algoritmos de grande generalidade e eficácia. O tema será abordado na próxima edição do ciclo de palestras Fique por Dentro, no dia 27, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), em Petrópolis (RJ).
Algoritmos da computação evolutiva se destacam pela capacidade de obtenção de soluções sem a necessidade de profundo conhecimento do problema em questão. Na atividade, o professor Eduardo Krempser da Silva apresentará os principais conceitos usados na concepção desses algoritmos e algumas aplicações que exemplificam a versatilidade e relevância da área.
Eduardo Krempser tem graduação em ciência da computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e mestrado em modelagem computacional pelo LNCC (2009). Atualmente é doutorando do laboratório nacional e atua principalmente nos temas evolução diferencial, otimização restrita, meta-heurísticas e metamodelos.
O evento, às 15h, é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições devem ser feitas por e-mail eventos@lncc.br ou pelos telefones (24) 2233-6039 e 6101.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do LNCC