C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Brasileiros e americanos discutem fronteiras de ciência e engenharia
14/03/2014 - 19:40
Pesquisadores do Brasil e dos EUA se encontram no Rio de Janeiro, de domingo (16) a quarta-feira (19), para participar do simpósio Fronteiras de Ciência e Engenharia. Os debates abrangem temas como bioengenharia e saúde pública, biocombustíveis, nanomateriais e cidades sustentáveis.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata, é o coordenador brasileiro do evento. Do lado norte-americano, o papel cabe à diretora da Faculdade de Engenharia da Universidade de Toronto, Cristina Amon.

“É uma iniciativa das academias nacionais de Ciências [NAS] e Engenharia [NAE] dos Estados Unidos, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências [ABC], para estimular a cooperação entre os dois países, sobretudo aquela direcionada a jovens e proeminentes pesquisadores”, diz Prata. “A ênfase é tentar trabalhar a interdisciplinaridade dos temas a serem debatidos.”

A abertura está marcada para as 19h de domingo. O simpósio propriamente dito ocorre a partir de segunda-feira (17), com palestrantes das duas nações.

Segundo o secretário do MCTI, as academias norte-americanas já promoveram eventos similares em países como Alemanha, China, Coreia do Sul, Índia, Israel e Japão. No histórico do programa em seu site, a NAS explica que a série de simpósios binacionais busca gerar intercâmbio entre a próxima geração de líderes mundiais em campos de ciências naturais e engenharia.

 

Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação