De acordo com o ministro Raupp, o CVT propriciará ao agricultor diversificar os produtos usando tecnologia. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
A Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) firmou um convênio para a instalação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na região do Vale do Rio pardo (RS), que conta com 23 municípios. O local é o principal produtor de fumo do país.
A cadeia produtiva do fumo gera atualmente o maior número de emprego e
renda na economia local. A Associação dos Fumicultores do Brasil, que representa as 34,6 mil famílias que dependem desta cultura, demonstrou preocupação com as constantes quedas de fumantes no Brasil. Dados do Ministério da Saúde, divulgados em setembro de 2013, mostram que houve uma redução de 20% no total de tabagistas.
“O CVT mostrará ao agricultor familiar que é possível usar o fumo para produzir biocombustíveis e óleos essenciais. São alternativas que queremos abrir para propiciar aos produtores uma diversificação dos produtos, usando tecnologias e uma estrutura de formação de mão de obra”, destacou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, durante a assinatura nesta quinta-feira (14).
A expectativa da Secis é a de que o CVT esteja em operação ainda neste ano. O convênio firmado prevê o repasse de R$ 2,5 milhões. Parte dos recursos será usada para a construção de prédio que abrigará os laboratórios e salas de aula para capacitação comunidade regional de agricultores, empresários e jovens empreendedores. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) são parceiras no projeto do CVT do Vale do Rio Pardo.
Sobre os CVTs
Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades de ensino e de profissionalização, voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo. A iniciativa da Secis conta com 370 CVTs instalados no país.
Texto: Felipe Linhares - Ascom do MCTI