Escolas que ainda não se inscreveram da
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) têm até o domingo (16) para efetuar as inscrições e participar da 17ª edição do evento.
Neste ano, os estudantes que obtiverem as melhores classificações irão integrar as equipes para representar o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2015. Os participantes também concorrem também a vagas nas jornadas espaciais e no Space Camp.
Podem participar da OBA estudantes que estejam em qualquer ano do ensino fundamental ou médio de escolas públicas e particulares. As provas ocorrem no dia 16 de maio, em fase única a ser realizada nas próprias escolas.
A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do fundamental e o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis, totalizando 33 mil medalhas.
O exame é constituído de dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico.
Aproximadamente seis milhões de estudantes já participaram da OBA. Em 2013, a olimpíada distribuiu 34 mil medalhas e reuniu 775 mil alunos de quase nove mil escolas de todas as regiões do país, envolvendo perto de 63 mil professores.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Texto: Ascom da OBA