O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) levará atividades científicas a quatro praias de Niterói (RJ). A ideia é proporcionar aos banhistas a oportunidade de conhecer a ciência de forma descontraída e interativa. A iniciativa faz parte da sexta edição do Museu vai à Praia.
O projeto será promovido em uma praia diferente a cada fim de semana. Neste sábado (15) e domingo (16), o projeto desembarca na praia de Icaraí. Quem estiver no local poderá observar o Sol, de forma segura, por meio de filtros, de projetores ou de telescópios. Enquanto se divertem com as famílias e amigos, as pessoas poderão compreender como as ondas do mar são formadas e por que elas quebram ao chegar perto da areia. Todas as atividades são gratuitas.
Nos dias 22 e 23 de março, o projeto desembarca na praia de Piratinga. No fim de semana seguinte, dias 29 e 30, as atividades serão desenvolvidas na praia de Itaipu. Em 5 e 6 de abril, os banhistas da praia de Charitas poderão conhecer as atividades do projeto Museu vai à Praia.
A oficina Brincando com a Ciência apresentará temas científicos de uma forma descontraída e interativa. As pessoas irão se deparar com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora.
Vários experimentos de ilusão de óptica irão explicar as curiosidades das tonalidades de cores, os efeitos de imagem nos espelhos e o desenvolvimento de filmes de animação. Um modelo interativo mostrará como a incidência solar determina as estações do ano nos trópicos e nas demais áreas do globo terrestre.
Durante os eventos, mediadores apresentarão ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. Serão apresentadas ao público tecnologias sustentáveis, como uma placa fotovoltaica, confeccionada manualmente, capaz de converter a energia do sol em energia elétrica e acionar as hélices de um pequeno ventilador.
Participam também do Museu vai à Praia o Observatório Nacional (ON/MCTI), as universidades federais Fluminense (UFF) e do Rio de janeiro (UFRJ), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Espaço Ciência.
Leia mais.
Texto: Ascom do Mast