Nesta quarta-feira (12), a Comissão UnB.Futuro volta a se reunir para discutir ações futuras para as universidades. O tema da primeira palestra de 2014 é “A grande mutação das ciências sociais contemporâneas", que será proferida pelo diretor de estudo da Escola de Altos Estudos em Ciência da França, Michel Wieviorka. A sessão será realizada no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) às 14h30.
Doutor em letras e em ciências humanas e diretor de estudo da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França, Wieviorka é atualmente presidente da Fondation de la Maison des Sciences de l'Homme e membro do Conselho Científico do European Research Council, o único pesquisador de ciências humanas e sociais nessa instância.
As pesquisas dele tratam da noção de conflito, terrorismo, violência, diferença cultural, racismo, antissemitismo e movimentos sociais. O conferencista possui cerca de 50 livros publicados e inúmeros capítulos em publicações coletivas, artigos em revistas internacionais. A palestra será em francês com equipamentos de tradução simultânea. A retomada das atividades da comissão e também marcará a abertura do semestre do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Mais informações no site www.unbfuturo.unb.br.
Sobre a Comissão UnB.Futuro
A Comissão UnB.Futuro é continuidade de uma iniciativa da Universidade de Brasília que, em 2011, reuniu professores eméritos, representantes da comunidade acadêmica e convidados externos para conduzir as celebrações dos 50 anos da instituição. As reflexões desse grupo apontaram que as análises sobre o passado e o presente poderiam inspirar ações virtuosas no futuro.
Em 2013, o Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), em parceria com o Núcleo do Futuro da instituição, criou a Comissão UnB.Futuro. O objetivo da iniciativa é manter um espaço para a reflexão e propor ideias e ações para construir um modelo de universidade compatível com a realidade e as demandas do século 21, com o eixo principal do aprimoramento da qualidade dos cursos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
Em novembro do ano passado, o tema debatido foi “A inovação na universidade do século XXI”. Um dos palestrantes foi o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata. Ele destacou que as universidades têm um importante papel a desempenhar no desenvolvimento do país e apontou as dificuldades na conversão do conhecimento em riquezas.
Texto: Ascom do MCTI, com informações da UnB