O Instituto Mamirauá ofereceu aos moradores das reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã o curso da Oficina de Formação de Agentes Ambientais Voluntário. A ideia é capacitar a população ribeirinha para atuar na proteção das unidades de conservação.
Segundo o chefe de proteção ambiental do instituto, Paulo Roberto e Souza, os participantes puderam trocar experiências sobre a atividade de vigilância e proteção ambiental que alguns já realizam nas suas áreas de uso das reservas. “Todos terão noventa dias para colocar em prática os conhecimentos que receberam e também o plano de trabalho elaborado para resolver as dificuldades da sua comunidade”, afirmou.
Ao final do período, eles serão avaliados e se aprovados receberão credencial do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc). A oficina foi ministrada entre 19 e 22 de fevereiro na comunidade São Raimundo Jarauá, na Reserva Mamirauá. Participaram do curso 36 ribeirinhos.
A capacitação foi promovida pelo Instituto Mamirauá, por meio do projeto “Participação e Sustentabilidade: O Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central”, que tem o financiamento do Fundo Amazônia.
Texto: Ascom do Instituto Mamirauá