Seguem até este sábado (15) as inscrições gratuitas para a Oficina Intensiva sobre Métodos para a Documentação Digital de Línguas Indígenas, que será realizada de 19 a 24 de maio de 2014 como pré-evento do colóquio internacional Amazonicas 5 – A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe.
A oficina será em tempo integral e, além do ensino em português, haverá tradução para o espanhol. O conteúdo programático aborda os aspectos técnicos dos equipamentos de documentação, de métodos para a produção e a edição de gravações de áudio e vídeo, do uso de programas de computador, de sistemas de metadados, do uso de energia solar, das relações com as comunidades indígenas e os aspectos legais e éticos da documentação.
Entre os ministrantes estão PhD em linguística e antropologia cultural pela City University of New York Denny Moore e o PhD em antropologia médica pela Universidade da Califórnia Glenn Shepard. Também participam do curso estudantes indígenas e estudantes não indígenas, tanto da graduação quanto da pós-graduação, de países da Bacia Amazônica como o Brasil, Peru, Colômbia ou Bolívia. Leia mais.
Software livre
Encerram-se na segunda-feira (17) as inscrições para apresentação de trabalhos e palestras no Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 15). O evento será de 7 a 10 de maio de 2014, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Porto Alegre.
O fórum acontece anualmente na capital gaúcha. É considerado um dos maiores eventos do mundo na área por proporcionar uma discussão técnica, política e social sobre software livre de forma integrada. Inclui debates, palestras, personalidades e novidades nacionais e internacionais do mundo do software livre.
Acesse mais informações.
Tecnologia mineral
O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) apresenta no seu estande, na Vitoria Stone Fair, de terça (18) a sexta-feira (21), duas tecnologias inovadoras ao setor mineral: o rebolo ecoabrasivo e o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais.
No encontro, o público será informado sobre a 37ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito, além de detalhes dos trabalhos desenvolvidos por seus pesquisadores que atuam no núcleo regional do Espírito Santo.
Desenvolvido pelo pesquisador Leonardo Silveira e patenteado pelo Cetem, o rebolo ecoabrasivo é um produto que poderá vir a ser uma alternativa ao processo tradicional de polimento das chapas de rochas ornamentais. No caso do aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais serão apresentados ao público dois possíveis usos: em pavimentação asfáltica e na fabricação de polímeros.
A Feira Internacional do Mármore e Granito teve sua primeira edição em Cachoeiro de Itapemirim em 1989. Saiba mais.
Escola de verão
Também de terça e sexta, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) realiza a Escola de Verão do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada do instituto (Elac 2014). O evento acontece nas dependências do Laboratório de Integração e Testes (LIT) da unidade, em São José dos Campos (SP).
A programação é composta por seis minicursos nos seguintes temas: “Verificação formal de software”, “Problemas inversos”, “Análise computacional de séries temporais”, “Modelagem em fenômenos de transporte”, “Processos estocásticos e estatística computacional” e “Cosmologia computacional com GPU/Cuda”.
Cada participante poderá se inscrever em até quatro minicursos de sua escolha, de acordo com a programação. A Elac 2014 terá um número máximo de 80 participantes.
Mais informações e inscrições na página do evento.
Concurso
Na quinta-feira (20) sai o resultado do concurso da Finep para cadastro de reservas. Realizado em 19 de janeiro, o certame recebeu a inscrição de 27.543 candidatos, sendo 22.658 no Rio de Janeiro e 4.885 em São Paulo.
O concurso foi dividido em seis áreas de conhecimento para a carreira de nível superior, destinada a analistas. São elas: análise estratégica em ciência, tecnologia e inovação; crédito e finanças; gestão e planejamento; informática (desenvolvimento de sistemas); informática (suporte); e jurídica. Saiba mais.
Microfísica
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em Cachoeira Paulista (SP), realiza de quarta (19) ao dia 28 o curso sobre microfísica de nuvens. O evento faz parte do ciclo de cursos avançados dos processos físicos do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (Besm, na sigla em inglês).
O ciclo abrange mais sete cursos, todos direcionados a parametrizações físicas, como microfísica de nuvens, camada limite planetária, radiação, química-aerossóis, processos de superfície.
Todos os cursos do ciclo têm como objetivo proporcionar as bases teóricas e algoritmos das parametrizações dos processos físicos dos modelos de sistema terrestre.
Leia mais.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI