C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Pesquisa de Inovação em Tecnologia Assistiva entra na terceira fase
04/02/2014 - 15:35
O Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil) encerra, em meados de abril, a terceira fase da Pesquisa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva. Encomendado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), o objetivo do estudo é conhecer instituições, empresas e organizações que promovam projetos inovadores na área.  

“A ideia é mapear os projetos desenvolvidos entre 2011 e 2013 por instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que atuam no campo de TA [tecnologia assistiva] e tentar identificar as inovações”, explica o coordenador da pesquisa, Jesus Carlos Delgado García, do ITS Brasil. O estudo conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA).

A intenção é de que as informações sobre os projetos (pesquisa, produto e serviço) inovadores – com foco na inclusão de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosas –, bem como os principais resultados alcançados e as eventuais dificuldades vivenciadas, possam servir para subsidiar a elaboração e o aperfeiçoamento das políticas públicas no âmbito da ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Para contribuir com a pesquisa, as instituições, empresas ou organizações devem preencher um questionário disponível no endereço eletrônico: https://pesquisa.assistiva.org.br, onde também se encontram as instruções sobre o procedimento. As dúvidas podem ser esclarecidas no ITS Brasil pelo telefone (011) 3151-6499 ou por e-mail.

Histórico

A série de estudos em torno do tema tecnologia assistiva foi iniciada pela Secis, em parceria com o ITS Brasil, em 2005. A primeira edição dessa pesquisa ocorreu até 2006, e a segunda, entre 2007 e 2008. A grande concentração de projetos de TA em apenas três estados (77% deles apenas no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro) está entre as constatações apontadas no trabalho. As informações que podem ser acessadas no site do ITS Brasil e no Portal Nacional de Tecnologia Assistiva.

A página é uma ferramenta de comunicação multi-idioma, que possibilita a troca de conhecimentos sobre as iniciativas que existem no Brasil para a pesquisa, o desenvolvimento, a aplicação e a disseminação de TA, com foco na inclusão das pessoas com deficiência. Para isso, o site foi estruturado com aplicativos para acesso, agenda de eventos, infoteca, legislação e normas, espaço de diálogo etc.

A primeira etapa de implantação desse portal destacou a divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional de Tecnologia Assistiva. A segunda teve como foco a criação do Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva. O catálogo foi lançado como parte do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), do governo federal, e consiste num serviço de informação de produtos fabricados ou distribuídos no Brasil.

Mapa de competências

Nesta terça-feira (4), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou o Estudo de Mapeamento de Competências em Tecnologia Assistiva, que traz conclusões para a formação de políticas públicas visando ao desenvolvimento, à organização e à integração do setor. Trata-se de outro levantamento realizado a pedido da Secis.



Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI (atualizado às 18h08)

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação