O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) informa que em fevereiro irá retomar as atividades do projeto Inclusão Científica por meio da Popularização da Ciência. Em 2013, 11.846 pessoas participaram das ações educativas promovidas em parceria com o Instituto Tim.
O projeto, que teve início em outubro do ano passado, tem como objetivo ampliar a presença de grupos escolares e familiares nas atividades do museu. Foram três ações desenvolvidas neste período: o Planetário vai à Escola – O Céu ao Alcance de Todos; Inclusão Científica: Visita Estimulada ao Museu; e O Museu Vai à Feira.
Cerca de 120 escolas e 14 grupos familiares foram beneficiados com esse projeto de inclusão científica. Já é possível agendar a participação nas ações educativas por meio dos telefones (21) 3514-5235 e 3514-5233.
Sobre as atividades
O Museu vai à Feira contou com um público de 2.580 pessoas. Todos os grupos familiares e escolares eram da cidade do Rio de Janeiro ou de municípios vizinhos a uma distância de até 60 quilômetros do Mast.
Nas visitas estimuladas e escolares, foram oferecidos ônibus gratuitos, lanches e material educativo. No Museu, os visitantes realizaram uma visita guiada partindo de roteiros predefinidos.
As visitas estimuladas direcionadas a famílias de comunidades foram realizadas nos fins de semana. Já as visitas escolares aconteceram de terça-feira a sexta-feira, num total de quatro grupos de até 45 pessoas cada.
Os visitantes puderam conhecer o sistema solar em escala, as exposições do Mast e o conjunto arquitetônico da instituição, além de participarem de atividades específicas de educação em ciências como sessões de planetário inflável, observação de astros através de telescópios, oficinas.
No Planetário vai à Escola estudantes de colégios públicos puderam observar os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Em cada instituição de ensino, foram realizadas diversas sessões de 30 minutos. Foram entregues jogos e DVDs temáticos às escolas para uso posterior dos professores em sala de aula.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Mast