O engenheiro mecânico Armando Milioni é o novo secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Antes de chegar à pasta do governo federal, ele atuava como pesquisador e professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde se formou, em 1970.
Milioni, nomeado na sexta-feira (10), espera ajudar o secretário Alvaro Prata a aumentar sua capacidade de ação. “A ideia é atuar como um multiplicador do trabalho dele”, explica o pesquisador, que integrou a equipe responsável pela implantação da Universidade Federal do ABC (UFABC), de 2005 a 2010, e dirigiu o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em São José dos Campos (SP), de 2010 até o fim de 2012.
O novo secretário adjunto se especializou em pesquisa operacional e estatística aplicada, com mestrado pelo ITA e doutorado pela Universidade Northwestern, em Illinois, nos Estados Unidos. Antes de participar dos projetos da UFABC e da Unifesp, Milioni estudava indicadores para dimensionar aeroportos.
Ultimamente, sua área acadêmica tem sido a análise envoltória de dados (DEA, na sigla em inglês), que avalia a eficiência de entidades de determinado setor, como universidades ou franquias de restaurantes.
Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI