Criado em 2008 e com sede no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos (INCT-SC) foi considerado excelente em avaliação realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) sobre as atividades desempenhadas entre os anos de 2009 e 2013.
O relatório da avaliação aponta que o instituto, coordenado pelo pesquisador Constantino Tsallis, “é um dos sucessos da ciência brasileira”, contribuindo efetivamente para o crescimento da física brasileira na área de sistemas complexos.
O programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia visa mobilizar e agregar os melhores grupos de pesquisa para impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental, além de estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta.
No caso do INCT-SC, o objetivo é intensificar pesquisas nas áreas de complexidade em sistemas biológicos, complexidade em sistemas econômicos, mecânica estatística não extensiva – teoria e aplicações e processamento de sinais e imagens para fins de análise, detecção e predição.
Texto: Ascom do CBPF