O comitê de coordenação do programa CBers (JPC, na sigla em inglês) reuniu-se extraordinariamente nesta terça-feira (10), em Pequim (China) para analisar as causas da falha ocorrida no
lançamento do satélite CBers-3 e a antecipação da data de lançamento do CBers-4.
Além do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participaram o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Raimundo Braga Coelho, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Leonel Perondi, e técnicos chineses, responsáveis pelo desenvolvimento de parte do satélite, pelo foguete Longa Marcha-4B e pelas operações de lançamento.
Segundo Coelho, como ainda não há um diagnóstico preciso sobre as causas do incidente, as decisões a respeito dos aprimoramentos e eventuais reparos no lançador só serão tomadas após o final das investigações. Até o momento, a única informação concreta é que houve uma falha no terceiro estágio do foguete, cujas eventuais causas são tema desta investigação.
Em relação ao prazo mínimo em que o CBers-4 poderia ser lançado, dois cenários estão sendo considerados pelos técnicos dos dois países. Em ambos, a preparação do satélite, prevista para o final de 2015, pode ser antecipada para o final de 2014 ou maio de 2015.
Texto: Ascom da AEB