A Armtec, empresa de tecnologia robótica financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), foi selecionada pelo governo federal para compor um grupo de empresas estratégicas de defesa.
O título, que será entregue nesta quinta-feira (28) pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, é dado a empreendimentos industriais que desenvolvam projetos inovadores para garantir a soberania nacional. O robô Caipora, criado pelo companhia, foi o primeiro produto estratégico de defesa aprovado.
O Caipora pode ser utilizado como ferramenta investigativa, logística e preventiva em ações que causem risco ao ser humano. As características do robô são inovadoras em relação a detecção, manuseio e desativação de artefatos. O dispositivo possui um robô base, dois minirrobôs de observação, braço articulado, câmeras com zoom e infravermelho e tecnologia de tolerância a falhas.
A empresa foi fundada em 2004 e atua nas áreas de defesa e segurança pública, pavimentação, petróleo e gás, divisão automotiva e entretenimento. Recebeu o Prêmio Finep quatro vezes, incluindo o primeiro lugar na categoria Pequena Empresa da Região Nordeste, em 2008.
Texto: Ascom da Finep