Despertar a vocação científica e oportunizar a estudantes de ensino médio a vivência com pesquisadores. Esse é o objetivo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) ao implementar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), que realizou em Manaus o 8º Seminário de Avaliação de Resultados dos trabalhos dos bolsistas. Um dos trabalhos apresentados foi Construindo Instrumento Musical com Madeiras da Amazônia.
Iniciada em 2011 em Manacapuru (AM), a iniciativa deu origem à Camerata Ukulelê. Além de confeccionar o instrumento de quatro cordas usando madeira caída da floresta amazônica, os estudantes aprenderam a tocá-lo.
Segundo a coordenadora de capacitação do Inpa, Beatriz Teles, as vapresentações de quarta-feira (20) tiveram a participação de 59 bolsistas de oito áreas: engenharias, ciências humanas, agronomia, multidisciplinar, saúde, química de produtos naturais e zoologia 1 e 2. “Quem passa pelo programa se torna um aluno com diferencial. Ele passa a ter uma vivência com os pesquisadores e a ter uma outra visão do que é a ciência”, diz.
Outra vantagem do programa, acrescenta Beatriz, é despertar ainda na educação básica a curiosidade dos alunos e a disciplina que o conhecimento científico requer. Também é um campo para “identificar talentos”. Muitos deles se interessam por cursar uma graduação e alguns seguem a carreira científica.
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Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpa