De domingo (24) a quarta-feira (27), a cidade do Rio de Janeiro sediará a 6ª edição do Fórum Mundial de Ciência – FMC (WSF, na sigla em inglês), que terá como tema central “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”.
O FMC foi criado em 1999 e vem sendo realizado a cada dois anos em Budapeste (Hungria). Esta será a primeira edição fora da Europa.
O evento é organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o Conselho Internacional para a Ciência (Icsu), a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas), o Conselho Consultivo das Academias Europeias de Ciências (Easac) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Mais informações (em inglês) no site https://www.sciforum.hu.
Setor nuclear
Entre domingo (24) e sexta (29), autoridades, pesquisadores e estudantes estarão reunidos em Recife, na Conferência Internacional Nuclear do Atlântico (Inac, na sigla em inglês). O evento, que chega à sexta edição, é o principal do setor nuclear no Brasil e conta com a participação de especialistas do país e do exterior.
As Indústrias NucIeares do Brasil (INB) são um dos patrocinadores da conferência, que é promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben) e terá como tema “Os benefícios da tecnologia nuclear para a inclusão social”.
Durante seis dias, serão realizadas palestras, workshops, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. A INB também estará presente na EXPOINAC, exposição de empresas, organizações e institutos de pesquisa sobre realizações e projetos do setor. Leia mais.
Divulgação científica
Também no domingo, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), o Projeto VerCiência e a Livraria da Travessa vão apresentar um filme da BBC (British Broadcasting Corporation), inédito no Brasil, seguido de talkshow.
O evento marca os 100 anos, completados no dia 7 de novembro, da morte de Alfred Russel Wallace – o pouco conhecido "codescobridor" da seleção natural como força motriz da evolução dos seres vivos.
Trata-se de um docudrama baseado nas aventuras e manuscritos de Wallace, que sobreviveu a um naufrágio no meio do Atlântico depois de ter passado quatro anos pesquisando na região do Rio Negro, na Amazônia, e que teve a "sacada" da seleção natural durante um delírio de febre de malária na Indonésia, em 1858.
Após a exibição do filme, o professor Ildeu Moreira, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estudioso da vida de Wallace, conversará com o jornalista científico Sergio Brandão e o público presente sobre o naturalista, sua vida e contribuições científicas, seus trabalhos no Brasil e a sua influência sobre Darwin na formulação da teoria da seleção natural.
O evento tem entrada franca e limitada. Saiba mais.
Preservação
De segunda a sexta, o Mast também promove a terceira edição do Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais. O curso é estruturado em um sistema de palestras interligadas e complementares, cujo objetivo é proporcionar informações básicas sobre os conceitos, aspectos e programas relacionados à preservação de acervos científicos e culturais.
O propósito é fornecer um instrumental útil e uma visão abrangente e sistemática das ações necessárias à salvaguarda e à proteção de acervos históricos, por meio da abordagem dos principais temas envolvidos na preservação.
Controle biológico
De terça (25) a sábado (30), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza o 13º Curso de Controle Biológico.
O objetivo é estimular os avanços de qualidade que estejam vinculados à preservação da saúde e da biodiversidade por meio da utilização sustentável da bioprospecção envolvendo inseticidas biológicos como meio alternativo ao controle de vetores.
Ministrado pelo Laboratório de Vetores de Malária do Instituto, o intuito do curso é divulgar e discutir novas técnicas aplicadas para doenças e controle biológico, principalmente malária e dengue, apresentar tópicos que envolvem biologia molecular e interação parasita.
O curso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, professores e profissionais atuantes da área. Outras informações aqui.
Inovação
Entre quarta (27) e sexta (29) ocorre, no Centro de Convenções de Salvador, a 8ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). Com a finalidade de promover os resultados de projetos, pesquisas e ideias inovadoras, a expectativa é receber mais de 4 mil participantes.
O encontro é voltado a um público de diferentes níveis de ensino (técnico de nível médio, graduação, pós-graduação), docentes e profissionais de diversas áreas do conhecimento que estejam interessados em discutir a temática proposta.
O evento contará, também, com a presença de autoridades dos organismos federais, estaduais e municipais responsáveis pelas políticas relacionadas ao desenvolvimento da educação profissional, da ciência, da tecnologia e inovação no país.
Mais informações no site do evento.
Terras-raras
Na sexta, o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) realiza, em sua sede no Rio de Janeiro, o 2º Seminário Brasileiro de Terras-Raras. O evento terá a participação de representantes do governo federal, do Poder Legislativo, de universidades, de centros de pesquisa e de setores da iniciativa privada interessados no tema.
Além do Cetem, respondem pela promoção do encontro a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME).
As inscrições estão encerradas.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI