O ministro Raupp e o presidente do Conselho Superior da Elsevier. Foto: AugustoCoelho/Ascom do MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, recebeu o presidente do Conselho Superior da editora de periódicos científicos Elsevier, Youngsuk Chi, que apresentou uma proposta para ajudar a pesquisa brasileira a adquirir mais visibilidade internacional. A reunião foi nesta terça-feira (12).
Voltado a países em desenvolvimento, o programa da Elsevier oferece soluções para identificar em universidades locais áreas estratégicas que tenham potencial de adquirir relevância mundial. Segundo Youngsuk Chi, a casa editorial colaborou com o programa Ciência sem Fronteiras no período inicial de cruzamento de dados, ao indicar campos em que o Brasil possuía pouca competitividade e sugerir instituições parceiras no exterior.
Raupp deve discutir a proposta com os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães. “O governo federal tem como prioridade a internacionalização da ciência nacional”, disse o ministro.
Fundada em 1880, na Holanda, a Elsevier é uma das casas editoriais mais conceituadas do mundo em ciência, tecnologia e saúde. As publicações envolvem áreas como medicina, administração, odontologia e economia.
Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI