C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
   
Nota específica
6.2.1 Brasil: Pedidos e concessões de patentes de invenção junto ao Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês), 1999-2015

Informações gerais sobre patentes podem ser obtidas no item correspondente de Metodologia e Conceitos.

O Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês), é uma agência do Departamento de Comércio norte-americano, cuja principal função é conceder patentes para a proteção de invenções e registrar marcas naquele país.

Os dados fornecidos incluem os pedidos e concessões de patentes de invenção obtidos junto ao Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês), a partir de 1999.

 A origem da patente é determinada pelo país de residência do primeiro indivíduo nominado na patente.

Para obter os pedidos e concessões de patentes de invenção do Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês), na internet, selecione os seguintes links:

 pedidos de patentes: https://www.uspto.gov/web/offices/ac/ido/oeip/taf/appl_yr.htm; e

concessões de patentes:  https://www.uspto.gov/web/offices/ac/ido/oeip/taf/cst_utlh.htm

 Definições:

Ano Calendário

Dados para 01 de janeiro a 31 de dezembro, fornecidos pela equipe de monitoramento de patentes de tecnologia do Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês).

Pedido de patente

Inventores podem solicitar  um dos dois tipos de pedidos de patente: (1) Um pedido não provisório, que inicia o processo de exame e pode levar a uma patente e (2) Um pedido provisório, que estabelece uma data de apresentação, mas não começa o processo de análise. Ambos os tipos de pedidos de patentes podem ser arquivados quer por via eletrônica, utilizando o sistema de depósito eletrônico (EFS, na sigla em inglês) https://www.uspto.gov/ebc/efs/index.html (para pedidos provisórios, 1º de janeiro de 2002) ou por escrito ao Comissário de Patentes.

Concessão de Patente

A concessão da patente é um direito de propriedade intelectual concedido pelo governo dos Estados Unidos da América a um inventor "para excluir outros de fazer, usar, colocar à venda ou vender a invenção nos Estados Unidos ou importar a invenção para os Estados Unidos" por um tempo limitado em troca da divulgação pública da invenção quando a patente é concedida.

Patentes de Invenção

A patente de invenção é a concessão de um direito de propriedade ao inventor, emitida pelo Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês).

Atualizada em: 01/07/2015
   
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação