A demanda qualificada do Inova Aerodefesa, proveniente dos planos de negócio recebidos, atingiu R$ 10 bilhões – valor que corresponde a 3,4 vezes os recursos disponíveis no edital. Ao todo, foram 98 planos de negócios e 70 empresas líderes (cada uma poderia mandar até quatro planos).
O prazo para preenchimento eletrônicos dos formulários se encerrou na quinta-feira (10). Neste momento, a equipe do programa está analisando os planos, e o resultado preliminar (antes dos recursos) está previsto para 2 de dezembro.
Cada projeto receberá até 90% do financiamento, sendo os 10% restantes contrapartida obrigatória das instituições qualificadas. A finalidade do edital é selecionar planos de negócios de empresas brasileiras que contemplem projetos de inovação nas quatro linhas temáticas: Aeroespacial, Defesa, Segurança e Materiais Especiais.
A ideia é incentivar o adensamento de toda a cadeia produtiva destes setores, considerados estratégicos dentro do Plano Inova Empresa, do governo federal.
O programa Inova Aerodefesa é conduzido pelo Departamento das Indústrias Aeroespacial, Defesa e Segurança da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), na Superintendência Regional de São Paulo. O e-mail para contato é cp_inova_aerodefesa@finep.gov.br.
Texto: Ascom da Finep