Futebol com robôs, simulação virtual de passeio ciclístico e palestras fazem parte da programação do Tocantins para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013, a ser realizada entre os dias 21 e 27 de outubro. No estado, 19 instituições parceiras estão envolvidas com as atividades, que acontecem tanto em Palmas como em cidades do interior.
A abertura oficial está marcada para o dia 21, às 19 horas, no campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) - onde se concentrará grande parte da programação - com a palestra do jornalista da Rede Globo Clayton Conservani, que abordará a motivação como tema.
Também está prevista a apresentação do “Robogol” - jogo de futebol de robôs, desenvolvido pela empresa Xbot, de São Carlos (SP) - além de um simulador de passeio ciclístico, o Virtual Bike, projeto da Fundação Universidade do Tocantins e Universidade Católica do Tocantins (Unitins).
As ações são gratuitas e de acesso livre, sendo que, nas escolas, haverá estudos específicos para a divulgação de trabalhos científicos.
Lançamento
No lançamento da SNCT do Tocantins, realizado nesta terça-feira (8), o governador Siqueira Campos falou sobre a importância do desenvolvimento científico como forma de suprir as demandas da população. Ele também destacou a influência direta da ciência e da tecnologia na evolução social e econômica da população. “Precisamos instruir nossas crianças e adolescentes e a tecnologia é uma grande aliada neste processo”, disse.
Participaram do evento representantes do setor privado, instituições financeiras e de ensino. O secretário da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Paulo Massuia, ressaltou o papel da SNCT como mobilizadora das instituições públicas e privadas, além de servir como canal de divulgação do trabalho dos pesquisadores, para o fortalecimento do desenvolvimento social e a popularização da ciência.
“A semana irá reunir grandes palestrantes, com uma programação ampla e diversificada, o que irá contribuir com o desenvolvimento do setor no Tocantins”, frisou Massuia, ao lembrar sobre o envolvimento de jovens, da sociedade, de universidades e de educadores no evento. “O objetivo é estimular alunos e pesquisadores com projetos científicos e tecnológicos em prol do desenvolvimento social do nosso Estado”, ressaltou.
Entre os organizadores e parceiros da SNCT no Tocantins estão, ainda, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), a Faculdade Católica do Tocantins, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e instituições do sistema indústria (Sesi, Senai e IEL/TO).
A superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues, diz que desenvolvimento só acontece com parcerias. Na avaliação dela, inovação e tecnologia são fundamentais para gerar emprego e renda para a população. “O Sebrae trabalha com esta bandeira e nós buscamos apoiar e incentivar eventos deste nível, pois, é com o foco no jovem que vamos acelerar a abertura de novos negócios”.
Sobre a Semana
A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa.
O objetivo principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). O tema de 2013 é “Ciência, Saúde e Esporte”, em alusão aos grandes eventos esportivos realizados ou previstos para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Saiba mais no site: https://semanact.mct.gov.br/
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI, com informações da Sedecti