C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Instituto Mamirauá orienta estudo sobre resíduos sólidos em Tefé
03/10/2013 - 18:45
Como funciona o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Tefé (AM)? Para responder a essa pergunta, a estudante Joselma Palmeira, da Escola Estadual Deputado Armando de Sousa Mendes, desenvolve um projeto de pesquisa cujo foco principal é o entendimento desse processo. A pesquisa é orientada por João Paulo Borges Pedro, membro do grupo de pesquisa em inovação, desenvolvimento e adaptação de tecnologias sustentáveis do Instituto Mamirauá.

O objetivo é analisar os aspectos envolvidos no gerenciamento, descrever os métodos empregados em cada uma das etapas e caracterizar a infraestrutura responsável pelo recebimento de resíduos sólidos de Tefé.

Conclusões parciais

A ausência de um sistema de coleta seletiva na cidade gera acúmulo de resíduos sólidos recicláveis no local de aterro. Além de causar impacto ambiental, estes resíduos deixam de gerar renda, pois poderiam ser processados e vendidos por cooperativas. Segundo João Paulo, orientador da pesquisa, a ideia principal do trabalho é fazer uma análise sobre a gestão dos resíduos sólidos na cidade de Tefé, avaliar o que a gestão do município tem feito sobre o gerenciamento dos resíduos que são gerados na cidade, tanto o resíduo doméstico quanto o comercial.

Leia mais.

 

Texto: Francisco Rocha – Ascom do Instituto Mamirauá

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação