Janice Trotte (esq.) em reunião com o governo chileno sobre cooperação para a Antártica. Foto: Giba/Ascom do MCTI
A coordenadora-geral para Mar e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Janice Trotte, recebeu nesta quarta-feira (25), em Brasília, o diretor do Instituto Antártico Chileno, José Retamales, em audiência preparatória para a 2ª Reunião Bilateral Brasil-Chile sobre assuntos Antárticos, que acontece amanhã (26).
O encontro é resultado do acordo bilateral de cooperação Antártica, assinado pela presidenta Dilma Rousseff em janeiro deste ano. O objetivo é aprofundar a parceria em diversas áreas, entre elas logística, ambiental, científica, cultural e educacional.
Para Janice, a relação com o Chile representa um novo comportamento para a ciência na região. “É um novo paradigma de cooperação, nós temos uma condição muito especial e robusta de realizar atividades científicas conjuntas na Antártica”.
Segundo ela, o momento atual é “oportuno” para a ciência sul-americana aumentar o protagonismo no sistema Antártico. “Estamos criando uma nova ciência Antártica, propondo novas frentes, trabalhando mais externamente”.
Reunião bilateral
A 2ª Reunião Bilateral Brasil-Chile sobre assuntos Antárticos ocorre nesta quinta-feira (26), no palácio do Itamaraty, em Brasília. Serão discutidos temas de desenvolvimento científico para a região.
O coordenador substituto para Mar e Antártica, Andrei Polejack, representará o MCTI. Também participam representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (Cirm) e do governo chileno.
Inova Chile
Durante a reunião, o diretor do Instituto Antártico Chileno, José Retamales, apresentou o Inova Chile, programa para desenvolver tecnologias em apoio às atividades científicas.
“Essa visão que eles trouxeram do Inova Chile é muito convergente com as ações do governo federal de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). São programas que buscam desenvolvimentos tecnológicos apoiando as atividades científicas”, avaliou Janice.
Texto: Amanda Mendes – Ascom do MCTI