Nesta sexta-feira (20), o programa Semiárido em Foco exibe, em Campina Grande, Morte e Vida Severina. O filme, do diretor Zelito Viana, baseia-se no livro homônimo de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1966. O debatedor do encontro é José Jonas Duarte, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).
Obra-prima da literatura brasileira, a história, em forma de poema dramático, narra a fuga de um retirante do sertão para o litoral. Em sua peregrinação, Severino tem a esperança de encontrar melhores condições de vida, mas para sua decepção ele percebe que não é a falta de água a causa da miséria no sertão, e sim o latifúndio.
No centro do drama, a questão agrária nordestina. O retirante se evidencia como fruto da estrutura social vigente. A função social da propriedade é um tema central tanto no filme quanto no livro.
O Semiárido em Foco tem entrada gratuita e acontece todas as sextas, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), às 14 h. Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Insa