C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Instituto Mamirauá inicia projeto para reduzir emissões de carbono
18/09/2013 - 15:13
O Instituto Mamirauá inicia, nesta semana, o projeto Participação e Sustentabilidade: O Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central. O objetivo é reduzir e transformar as práticas que geram desmatamento, degradação ambiental e emissões de gases de efeito estufa dentro das Reservas Mamirauá e Amanã.

A proposta tem o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, e duração de cinco anos. “Serão promovidas atividades econômicas sustentáveis, de informação e sensibilização sobre o uso sustentado dos recursos naturais e ações de monitoramento e proteção ambiental”, diz a líder do Grupo de Pesquisa em Ecologia Florestal do Instituto Mamirauá, Auristela Conserva.

Estima-se que mais de 13 mil pessoas sejam beneficiadas, direta ou indiretamente, com a iniciativa, que é dividida em cinco componentes: pesquisa, manejo florestal comunitário, agropecuário, educação ambiental e proteção ambiental.

Ao lado de instituições parceiras, o instituto vai capacitar e assessorar multiplicadores agroflorestais, implantar sistemas de energia solar para apoiar o resfriamento e armazenamento de polpas de frutas, realizar inventário florestal e monitoramento populacional, recompor espécies em áreas degradadas, além da experimentação do processo de produção familiar, beneficiamento e comercialização de óleos vegetais. As ações incluem, ainda, capacitação de agentes ambientais voluntários e fiscalização nas unidades de conservação.

Leia mais.

 

Texto: Ascom do Instituto Mamirauá

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação