Na segunda-feira (23), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), no Rio de Janeiro, recebe o professor George Marcus, da Universidade da Califórnia em Irvine (UC Irvine), que vai proferir a palestra “A escrita etnográfica na era digital”.
A entrada é gratuita. Os interessados poderão acompanhar a transmissão do evento em tempo real pela internet (www.mast.br), com tradução consecutiva. A professora Patrícia Seed, do Departamento de História da UC Irvine, atuará como mediadora.
Trata-se de uma atividade realizada na Coordenação de História da Ciência do Mast dentro do grupo de pesquisa História e Etnografia da Fronteira Amazônica, coordenado por Priscila Faulhaber, em convênio com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI). George Marcus vem ao Rio como pesquisador visitante apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Marcus é chancellor professor e fundador do Centro de Etnografia da universidade. Sua obra é reconhecida como geradora de importantes reflexões no campo da antropologia contemporânea. O papel da escrita etnográfica na crítica cultural em antropologia repercutiu amplamente nos anos 1980.
Segundo o professor, a crítica cultural passa pela reflexividade antropológica, que supõe a intertextualidade e a intersubjetividade. Leia mais.
Texto: Ascom do Mast