“Popularização da ciência nas instituições de pesquisa” é o tema da 7ª Jornada Educação, Cultura e Saúde, que será realizada nesta terça-feira (17), das 9h às 17h30, em Brasília.
O evento é promovido pelo Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília e com a Universidade de Brasília (UnB). O diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão, participa de discussão sobre “O papel dos museus na popularização da ciência”.
A jornada é voltada a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de museologia, gestores de educação e das instituições de pesquisa e de ciência e tecnologia. Além dos debates, serão realizadas, ao longo do dia, atividades interativas e exposições como o Planetário Itinerante e Paisagens Cósmicas – Da Terra ao Big Bang, composta por 20 painéis com fotos que remetem os visitantes a uma viagem pelas descobertas sobre o Universo.
Mesas
A programação prevê a realização de mesas-redondas, com a participação de pesquisadores da Fiocruz, do doutor em física e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ildeu de Castro Moreira, vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e ex-diretor do MCTI, além de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.
De acordo com a organizadora do evento, a bolsista do Pecs Ana Schramm, o objetivo do encontro é promover a reflexão da prática e dos desafios da popularização da ciência e o papel das instituições de pesquisa, por meio do diálogo entre os diversos atores envolvidos. “É a reflexão de como a ciência contribui para o desenvolvimento social e para a cidadania através da educação.
A ideia é também mostrar, por meio de exposições, ferramentas e atividades lúdicas de popularização da ciência”, adianta.
Saiba mais e se inscreva no evento.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI