Promover o diálogo entre organizações nacionais e internacionais com a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD) e integrar essa agenda às discussões no âmbito da 11ª Conferência das Partes (COP-11) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Esses são os objetivos do 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação (Ened), que começou na quarta-feira (4) e se encerra nesta sexta (6), em Campina Grande, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).
Na cerimônia de abertura, foi articulada a instalação na Paraíba do escritório regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
O evento é promovido pela CNCD, em parceria com os pontos focais brasileiros na Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD, na sigla em inglês), com o Instituto de Cooperação para a Agricultura (Iica), o Insa e a Fundação Araripe. Conta ainda com o apoio do Programa das Nações para o Desenvolvimento (Pnud) e da FAO.
A unidade da organização de segurança alimentar da ONU será a primeira no Nordeste e a terceira no Brasil e funcionará nas instalações da sede do Insa. A implantação foi discutida pelo vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, com o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, o diretor do Departamento Nacional de Combate à Desertificação (CNCD/MMA), Francisco Barreto Campello, e o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), Ignacio Hernán Salcedo.
Leia mais.
Texto: Ascom do Insa