O satélite sino-brasileiro CBers-3 passou pela chamada revisão final de projeto (FDR, na sigla em inglês). Especialistas da unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast) apresentaram e discutiram os resultados dos testes elétricos e ambientais em Pequim (Beijing).
Conforme explicou o engenheiro Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, do Inpe, o aparelho está pronto para começar a campanha de lançamento. “Não tendo sido identificada discrepância de maior relevância, a conclusão dos especialistas dos dois países foi de que o satélite CBers-3 está pronto para iniciar a sua campanha de lançamento”, informou.
O satélite é o quarto desenvolvido pelo Programa CBers (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite, ou Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria com a China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.
A próxima atividade será o acondicionamento do CBers-3 em seu container de transporte. O equipamento será levado ao Centro de Tayuan assim que esse autorize o início das atividades de lançamento.
Sensoriamento
Satélites de sensoriamento remoto são uma poderosa ferramenta para monitorar o território de países de extensão continental. Por meio da parceria entre o Inpe e a Cast, três satélites já foram lançados (CBers-1, em 1999; CBers-2, em 2003; e CBers-2B, em 2007). O CBers-3 tem lançamento previsto para o final deste ano, enquanto o CBers-4, para 2015.
Leia mais sobre o programa.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpe