C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Reunião avalia campus para Instituto Nacional da Mata Atlântica
Clique para ver todas as fotos de Reunião avalia campus para Instituto Nacional da Mata Atlântica
O ministro Raupp com representantes do governo e da bancada do Espírito Santo. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
28/08/2013 - 20:54
A aquisição de uma área de vegetação nativa para pesquisas do futuro Instituto Nacional da Mata Atlântica foi a proposta levada ao ministro Marco Antonio Raupp por representantes do governo do Espírito Santo e da bancada parlamentar do estado nesta quarta-feira (28).  

Pela ideia apresentada na reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o local funcionaria como campus da nova instituição, uma unidade de pesquisa da pasta federal a se constituir a partir do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, hoje pertencente ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). A área, colada a uma unidade de conservação, comportaria laboratórios, salas de aula e alojamentos.

Participaram da audiência os deputados federais Paulo Foletto (PSB), Camilo Cola (PMDB), Lelo Coimbra (PMDB) e César Colnago (PSDB). Foletto informou que a iniciativa tem respaldo da prefeitura de Santa Teresa, onde fica o museu, e do governo do estado, representado no encontro pelo subsecretário de Ciência e Tecnologia, Alberto Farias Gavini Filho. “O município tem a maior cobertura percentual de mata atlântica do país e uma das maiores biodiversidades do mundo”, destacou Foletto.

A criação do Instituto é prevista em projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado, que também cria o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal e o Instituto Nacional de Águas.

Prevenção

No encontro, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, pediu apoio do estado para a definição dos locais para instalação de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).

Ele lembrou que em Santa Teresa será instalado um radar meteorológico que vai elevar radicalmente a capacidade de previsão de eventos climáticos extremos na região.

Pelo ministério, também participou da audiência o subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa, Arquimedes Diógenes Ciloni.

 

Texto: Pedro Biondi – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação