C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Projeto visa desenvolver rede de observação virtual de chuvas
Clique para ver todas as fotos de Projeto visa desenvolver rede de observação virtual de chuvas
Raupp e o presidente da TIM, Rodrigo Abreu, assinam parceria para monitoramento de chuvas. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
28/08/2013 - 19:20
Uma outra parceria para o monitoramento climático também foi firmada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a operadora TIM, em cerimônia realizada nesta tarde em Brasília.

Trata-se de um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), a ser realizado com o Planetary Skin Institute (PSI) e instituições parceiras do ministério e da empresa de telefonia.  

O PSI é uma organização científico-tecnológica global, sem fins lucrativos, que visa aprimorar o desenvolvimento de plataformas nacionais para a gestão de riscos de desastres naturais.

“Em alguns países do mundo, como os Estados Unidos, está sendo desenvolvido um sistema em que não é necessário o uso de pluviômetros para medir as chuvas. A chuva é medida de uma maneira completamente inovadora. É isso que estamos começando a desenvolver no Brasil”, informou o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre.

A TIM irá liberar para o PSI e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) os dados dos links de rádio da operadora para o desenvolvimento de um sistema de observação pluviométrica virtual em todo o país. Com as informações coletadas, será possível criar mapas pluviométricos em alta resolução, em tempo real.

Nobre explicou que em sistemas de transmissão de telefonia por micro-ondas é possível medir o nível de perda de sinal na trajetória entre a torre de transmissão e a de emissão e inferir a chuva que cai entre elas.

“É uma espécie de tomografia das chuvas. Medir o sistema pela resposta, pelos efeitos que a chuva tem na diminuição de sinal. É a possibilidade de identificar pelo problema inverso”, ressaltou o ministro Marco Antonio Raupp.

O sistema será testado pela primeira vez no Brasil. De acordo com Nobre, primeiro em regiões com grande concentração de torres. Uma vez desenvolvido, poderá possível ampliar para toda a rede brasileira, de maneira a desenvolver uma rede de observação virtual.

“Nossa expectativa é aproveitar os dados dos links de micro-ondas da rede celular da TIM, neste primeiro ano de parceria, para criar e validar as aplicações inovadoras de uma Estação Meteorológica Virtual com cobertura nacional, priorizando as áreas com alto risco de desastres naturais”, explica Juan Carlos Castilla-Rubio, presidente do PSI.

Instituto TIM

A empresa também apresentou o Instituto TIM, que visa criar e potencializar recursos estratégicos para a disseminação da ciência, tecnologia e inovação. Segundo o presidente da companhia, Rodrigo Abreu, estão previstos investimentos de R$ 30 milhões em projetos com foco em educação e ciência.

“A TIM tem desenvolvido um papel importante na divulgação da ciência em projetos de tecnologia assistiva e social”, secretário nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Duarte Filho. “Agora vamos desenvolver projetos conjuntos”.

 

Texto: Isadora Grespan – Ascom do MCTI

 

 

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação