C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Insa e Incra vão promover capacitação voltada a assentamentos
28/08/2013 - 15:14
Um acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MDA) vai assegurar a capacitação de agentes de assistência técnica que atuam nas áreas de assentamento, com ênfase no conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido brasileiro. 

O acordo foi firmado nesta segunda-feira (26) pelo presidente do Incra, Carlos Guedes, e pelo diretor do Insa, Ignacio Hernán Salcedo, em Campina Grande, em evento com a presença do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, e de várias autoridades da região.

A cooperação prevê, entre outras coisas, o desenvolvimento de ações de capacitação envolvendo o tema da desertificação, a gestão ambiental e o manejo sustentável do solo em zonas semiáridas, a captação de água, o sistema de produção de palma forrageira e a implantação de unidades demonstrativas em cada estado do Semiárido, com foco na educação e na difusão de tecnologias.

Também foi celebrado protocolo de intenções entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Incra e o Ministério da Saúde com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) visando ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão nos assentamentos paraibanos. A ação conjunta será desenvolvida por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e tem como objetivo viabilizar o acesso dos assentados a cursos superiores e de pós-graduação nas áreas de saúde e medicina veterinária.

Universalização

Carlos Guedes destacou que é compromisso do Incra promover o debate sobre a convivência com a seca. Para ele, a reforma agrária deve ser um desejo de toda a sociedade e não apenas uma expressão da vontade e da luta de movimentos sociais e de militantes do tema que se encontram no governo. “E não se faz reforma agrária só com o acesso à terra”, enfatizou. “É preciso levar as políticas públicas de governo aos assentamentos, fazer chegar o conhecimento, a infraestrutura e a assistência técnica. E essa parceria com o Insa fortalece a estratégia do Incra de garantir a extensão rural a todos os assentados do Semiárido brasileiro.”

Para Ignácio Salcedo, a formalização da parceria com o Incra criou um novo espaço de projetos para o Semiárido. “Precisamos de uma interação forte com os assentamentos e, para isso, vamos trazer os assentados para dentro do Insa a fim de ouvir suas necessidades e expectativas”, disse.
O vice-governador Rômulo Gouveia avaliou que a assinatura dos dois documentos é muito importante, sobretudo pelo momento difícil que a população da região atravessa com a seca prolongada. Para Gouveia, a parceria deve fortalecer ainda mais o Insa. Leia mais.

 

Texto: Ascom do Incra

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação