C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Segundo Fórum RNP enfoca artes e cultura digital
23/08/2013 - 11:06
Brasília sedia, entre terça-feira (27) e quinta (29), a segunda edição do Fórum RNP. O evento, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), visa promover amplo debate sobre o uso e a gestão das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), desta vez por meio do tema “Artes, culturas e humanidades”.

Pesquisadores, profissionais da área de tecnologia da informação (TI) e gestores públicos debaterão os impactos das redes sociais nas instituições; cloud computing e políticas de segurança no ambiente virtual; digitalização e preservação de acervos; e tecnologias de superalta resolução (4K e 8K) para transmissões em longa distância e suas aplicações em artes e saúde. O fórum terá palestrantes nacionais e internacionais de renomados centros de pesquisas. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

“Queremos estabelecer um canal de comunicação entre organizações, pesquisadores, governo e empresas, e ressaltar como as TICs têm papel transformador fundamental na disseminação da pesquisa acadêmica no Brasil e no mundo”, ressalta o diretor-geral da RNP, Nelson Simões. A atuação da organização social conecta mais de 800 instituições de ensino e pesquisa à rede de alta capacidade, atendendo cerca de 3,5 milhões de usuários.

Acervos e telemedicina

“Preservação de acervos e o desafio do digital” será a palestra de abertura do fórum. Profissionais da área de mídias digitais discutirão o impacto das novas ferramentas de comunicação, tanto no mercado como nas instâncias de governo e no processo educacional. “Hoje, quem não aderir à tecnologia digital está fora do ambiente organizacional e da própria sociedade”, chama a atenção a especialista Martha Gabriel, da HSM Educação. Ao lado de Gil Giardelli (Gaia Creative, ESPM) e de Rodrigo Chagas (Nino Carvalho, FGV), ela refletirá sobre o tema e apresentará casos de sucesso. Haverá demonstração da tecnologia super hi-vision (8K), ainda inédita no país, por pesquisadores japoneses da NHK e da NTT.

Os desafios da e-ciência dão início ao segundo dia de evento com palestras de profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), do Laboratório Interinstitucional de Astronomia (LIneA), da Ohio University e da Universidade de São Paulo (USP).
Telemedicina e telessaúde também farão parte das discussões na mesa “A formação do ambiente colaborativo e ensino a distância em saúde no Brasil”.

Entre os palestrantes, estará Luiz Ary Messina, coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), considerada uma das maiores iniciativas no mundo na integração de hospitais universitários e de ensino. Coordenada pela RNP, a Rute já conta com 78 núcleos em operação no Brasil. A atuação recebeu o reconhecimento das organizações Pan-Americana de Saúde (OPS) e Mundial da Saúde (OMS). Juntam-se a ele Francisco Eduardo de Campos, da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Cristiano Cabral, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), e Felipe Proenço de Oliveira do Ministério da Saúde.

Computação em nuvens

A computação em nuvens também estará em pauta. Rafael Moreira, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), e representantes das universidades federais de Campina Grande (UFCG), do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Pará (UFPA) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) debaterão a relação entre privacidade e cloud computing e a proposta de marco regulatório específico no Brasil.

O assunto retorna à mesa no último dia do Fórum RNP. Pesquisadores das universidades de São Paulo (USP), Presbiteriana Mackenzie, Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Rio de Janeiro (UniRio) apresentarão suas experiências com essa nova forma de armazenamento de dados. O diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho (RNP), falará sobre as perspectivas do Centro de Dados Compartilhados (CDC), projeto piloto de computação em nuvem para a comunidade científica no país, lançado recentemente pela instituição em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (Ifpe).

 

Texto: Ascom da RNP

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação