C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro Raupp recebe talentos da matemática brasileira
20/08/2013 - 09:15
O Brasil terá pela primeira vez quatro palestrantes no Congresso Internacional de Matemáticos, que será realizado na Coreia do Sul, em agosto de 2014. O grupo – composto por Carlos Gustavo Moreira, Fernando Codá Marques, Mikahail Belolipetskiy e Vladas Sidoravicius – será recebido, nesta terça-feira (20), pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Bolsistas em produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), os pesquisadores atuam no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social supervisionada pelo ministério.

O congresso, realizado de quatro em quatro anos pela União Internacional de Matemática, é o principal evento dessa área do conhecimento em âmbito mundial. Nele é que se concede a Medalha Fields, equivalente ao Prêmio Nobel. Até hoje, o Brasil teve 13 pesquisadores do Impa e um da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) convidados a proferir palestras.

Em algumas edições, o país participou do encontro com dois matemáticos. A presença de quatro pesquisadores entre os palestrantes é conseguida por pouquíssimas instituições de ensino e pesquisa, mesmo entre as de países desenvolvidos e com muita tradição em matemática.

Saiba mais sobre os quatro representantes da produção acadêmica do Impa:

Carlos Gustavo Moreira
Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o matemático fez mestrado e doutorado no instituto, onde atua como pesquisador titular. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em sistemas dinâmicos, combinatória e aproximações diofantinas.

Fernando Codá Marques
Possui graduação em matemática pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Matemática pelo Impa e doutorado em Matemática pela Cornell University (2003) e pós-doutorado pela Stanford University (2006). Faz pesquisa na área de matemática, com ênfase em geometria diferencial e equações. É apontado pela comunidade matemática internacional como candidato à Medalha Fields, juntamente com o pesquisador Artur Ávila.

Mikhail Belolipetskiy
Após se graduar em matemática pura e aplicada, fez mestrado em análise matemática pela Novosibirsk State University. Atualmente é pesquisador associado do Impa. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em álgebra, geometria e topologia.

Vladas Sidoravicius
Possui graduação e mestrado em matemática pela Universidade de Vilnius e doutorado em matemática pela Universidade de Moscou. O pesquisador titular do Impa tem experiência na área de probabilidade, com ênfase em processos percolativos.
 


Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação