Um equipamento para sistemas de controle de atitude e órbita de satélites será o primeiro projeto desenvolvido em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que celebraram um protocolo de intenções nesta quarta-feira (14).
"Pretendemos ter em dois anos um modelo de engenharia desse atuador", informou José Carlos de Souza Junior, reitor do Centro Universitário do IMT, sobre o desenvolvimento da tecnologia usada em sistemas que determinam a trajetória e direção em que o satélite deve permanecer apontado no espaço. "Nossa especialidade é a engenharia aplicada e estamos satisfeitos em contar com a experiência do Inpe", completou.
Para o diretor do Inpe, Leonel Perondi, a parceria com o IMT pode se estender a outras áreas, como sensoriamento remoto, por meio de produtos baseados em imagens de satélites e monitoramento ambiental.
Outra possibilidade é o uso da infraestrutura de testes de alta confiabilidade disponível no Inpe, especialmente em projetos conduzidos pelo IMT para a indústria automobilística.
Leia mais.
Texto: Ascom do Inpe