C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
CTNBio aprova resolução sobre condições de isolamento da laranja doce
Clique para ver todas as fotos de CTNBio aprova resolução sobre condições de isolamento da laranja doce
A 164ª reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Foto: Giba/Ascom do MCTI
15/08/2013 - 16:10
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou na sua 164ª reunião plenária, nesta quinta-feira (15), resolução normativa com as condições de isolamento para as novas liberações planejadas da espécie da laranja doce (Citrus sinensis) geneticamente modificada no meio ambiente.

Segundo a coordenadora-geral da CTNBio, Tassiana Fronza, a medida permite controle jurídico mais efetivo na regras do plantio. “Todas as novas pesquisas com laranja doce terão que seguir os critérios para o isolamento estabelecidos na resolução, como as regras de bordadura e distância de um plantio para o outro”, explicou. Bordadura é uma faixa ao redor do cultivo para evitar o fluxo daquela variedade.

A reunião incluiu palestra do pesquisador Paulo Barroso, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sobre o uso de algodão transgênico. O liberação do plantio de algodão modificado no Tocantins está em análise pelos membros da CTNBio, que vão elaborar pareceres sobre o assunto. Esse ponto deve ser avaliado na próxima reunião, no dia 18 de setembro.

Sobre a comissão

Criada em 2005, a CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, que visa prestar apoio técnico-consultivo e assessoramento ao governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança, relativa a organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos.

 

Texto: Amanda Mendes – Ascom do MCTI

Outras Imagens
A coordenadora-geral e o presidente do colegiado. Foto: Giba/Ascom do MCTI
A coordenadora-geral e o presidente do colegiado. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação