Nesta terça-feira (13), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) promove o primeiro lançamento da publicação O Brasil e a Reglobalização da Indústria das Terras Raras, de autoria do pesquisador emérito do Cetem Francisco Lapido-Loureiro, falecido no ano passado, e editado pelo pesquisador Ronaldo Santos.
O lançamento ocorre durante o simpósio Recursos Minerais no Brasil, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O livro traz três abordagens distintas, com o objetivo de fornecer aos leitores informações que contribuam para o estabelecimento, no Brasil, de uma cadeia industrial que se estenda da atividade mineroquímica até a capacitação tecnológica para a produção de variados materiais de alta tecnologia que necessitam de terras-raras para o seu fabrico.
O capítulo 1 mostra a importância estratégica desses elementos e a evolução da indústria das terras-raras. O 2 apresenta a mineralogia e caracteriza os tipos de ocorrência e depósitos no Brasil, além de detalhar os recursos identificados e medidos que, até então, se mostram superiores às reservas oficiais da China, que atualmente detém o monopólio de extração.
O capítulo 3 traz considerações de especialistas estrangeiros sobre o risco de desabastecimento dos países dependentes do fornecimento da China, culminando com a proposição de ações governamentais e da iniciativa privada para o desenvolvimento de uma indústria mineroquímica das terras-raras no Brasil.
As informações contidas no livro são destinadas a pesquisadores, autoridades públicas, empresários, jornalistas, estudantes e cidadãos interessados em se aprofundar na seara dos minerais estratégicos. Os interessados em obter a publicação devem contatar a biblioteca do Cetem por e-mail. A distribuição é gratuita (cabem ao solicitante as custas de postagem).
Texto: Ascom do Cetem