C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro participa de lançamento de editais em Santa Catarina
Clique para ver todas as fotos de Ministro participa de lançamento de editais em Santa Catarina
O lançamento das chamadas da Fapesc, em Joinville. Foto: Nilson Bastian/Ascom do MCTI
12/08/2013 - 22:25
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, participou nesta segunda-feira (12) em Joinville (SC) de cerimônia de assinatura para o lançamento de editais de programas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) destinados a projetos inovadores.

A reunião ocorreu na sede da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e teve a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do prefeito de Joinville, Udo Döhler, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, e do presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, que também preside o Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Raupp estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata.

Entre os anúncios está o lançamento de três chamadas públicas para concessão de bolsas, além da edição 2013 do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense, que desta vez contemplará apenas micro e pequenas e médias empresas.

O governador Raimundo Colombo reforçou a parceria do MCTI no estímulo à inovação no estado. Ele destacou o empenho da gestão de Raupp para incentivar as empresas. “Temos um grande desafio no Brasil, que é aumentar a produtividade da nossa indústria”, disse.

Durante a cerimônia, o ministro Raupp apresentou aos empresários, reitores de universidades e membros de institutos e centros de pesquisa presentes o Plano Inova Empresa, que prevê investimento de R$ 32,9 bilhões para impulsionar a produtividade e a competitividade da economia brasileira por meio da inovação tecnológica.

“O plano é de grande responsabilidade porque envolve outros ministérios, parceiros no programa. É preciso mexer na saúde da ciência brasileira, e o remédio para isso é a inovação”, ressaltou. Mais cedo, ele e Prata também se reuniram com representantes de universidades e de centros de pesquisa e inovação, e visitaram as empresas Embraco e Whirpool.

Embrapii

Na Acij, Raupp apresentou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que nasceu no âmbito do Inova Empresa por resultado de articulação do governo federal com a iniciativa privada. O intuito da empresa é promover a cooperação entre os polos de pesquisa brasileiros e o setor produtivo nacional. O investimento do governo será de R$ 1 bilhão até 2014, montante que será destinado a projetos que tenham como base a inovação.

“A criação da Embrapii pressupõe uma governança de 50% do governo e 50% do setor privado. Ela funcionará como um catalisador para promover crescimento, aproximando empresas e institutos de pesquisa e gerando recursos humanos”, explicou o titular do MCTI. “O grande objetivo é transformar o Brasil em uma sociedade inovadora. Ciência, tecnologia e inovação são eixos para a construção de uma sociedade sustentável.”

A entidade está constituída como uma associação privada sem fins lucrativos, e funcionará como organização social. O processo de requerimento para essa finalidade está em análise pelo governo federal. Para o financiamento dos projetos será preciso um decreto presidencial.

A Embrapii será implementada a partir de infraestruturas já existentes em universidades, incubadoras tecnológicas, institutos de pesquisa e organizações sem fins lucrativos voltadas a pesquisa e desenvolvimento (P&D) para tornar mais ágil a aplicação dos recursos. Caberá à organização o papel de intermediadora nesse arranjo colaborativo, fazendo que as iniciativas e as capacitações desses núcleos cheguem ao conhecimento dos empresários.

 

Texto: Amanda Mendes – Ascom do MCTI

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação