A execução de estudos e pesquisas aplicadas sobre economia criativa é o que prevê termo de cooperação assinado nesta segunda-feira (5)pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e pela secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Claudia Sousa Leitão.
A iniciativa tem como objetivo consolidar e expandir a temática no país e difundi-la por intermédio do Observatório Brasileiro da Economia Criativa (Obec) e dos observatórios estaduais, que comporão a Rede Brasileira de Informação e Monitoramento sobre Economia Criativa.
A secretaria do MinC será responsável pelo financiamento dos R$ 2,5 milhões, que serão aplicados pelo CNPq. A meta é produzir relatórios, pesquisas e documentos técnicos, previstos no plano de trabalho pactuado, para posterior contratação de pesquisadores. O período de vigência do termo de cooperação vai até 1º de julho de 2015.
Cabe ao CNPq lançar uma chamada pública para seleção de projetos de pesquisa na área, considerando os seis temas definidos.
Os projetos selecionados contarão com o valor máximo de R$ 50 mil e terão 12 meses para execução da proposta inicial. O lançamento da chamada está previsto para agosto ou setembro deste ano.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do CNPq