C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Prototipagem rápida traz novas possibilidades para a criação em 3D
02/08/2013 - 18:57
No Laboratório de Modelos Tridimensionais do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), projetos em três dimensões saem do computador e se transformam em objetos reais através das máquinas de prototipagem rápida, também conhecidas como impressoras 3D. A tecnologia é originalmente usada para produção de modelos de novos produtos e peças industriais, o que permite a obtenção de protótipos com maior precisão e velocidade. 

Há várias outras aplicações em desenvolvimento no INT. As impressoras 3D geram, por exemplo, réplicas de peças de acervo do Museu Nacional, e já materializaram inclusive múmias que nunca saíram dos sarcófagos, por meio da associação da prototipagem com as imagens capturadas com a tomografia computadorizada.

Na área médica, são criados modelos de próteses sob medida, com o encaixe testado através da manipulação de exames médicos de imagem. Na medicina fetal, a prototipagem viabilizou a impressão de fetos ainda no útero, permitindo melhor compreensão de anomalias fetais.

Por fim, a prototipagem tem sido usada no INT também pela indústria de TV e entretenimento, recriando modelos de artistas usados na produção de efeitos especiais.

Base simples

A base da tecnologia é relativamente simples. O material usado pode ser uma espécie de plástico, com variações de cor e textura, que é depositado camada por camada, ou um pó de gesso que vai sendo consolidado até chegar à forma final. No Laboratório de Modelos Tridimensionais do INT, há quatro dessas máquinas, além de escâneres 3D portáteis e equipamentos de usinagem também ligados ao computador.

O uso da impressão em 3D já começa a ser bastante disseminado entre os países mais industrializados e é apontado como uma nova revolução na indústria. Em um futuro não muito distante, as máquinas poderão imprimir não só protótipos, como produtos prontos para o consumo.

Em outra aplicação das tecnologias na tridimensionalidade, o software InVesalius é usado para recriação do rosto de ancestrais humanos e para réplicas de partes do corpo na medicina.

 

Texto: Ascom do INT
 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação