Os pesquisadores interessados em receber apoio a projetos na área de microeletrônica podem se inscrever em chamada pública até 10 de agosto.
A meta da Chamada MCTI/CNPq 20/2013 é apoiar, com a concessão de bolsas de mestrado e doutorado, iniciativas que promovam e consolidem programas de pós-graduação relacionados aos temas “Dispositivos e processos de fabricação” e “Projeto e teste de circuitos e sistemas integrados e ferramentas computacionais de apoio a estas atividades”.
A primeira linha selecionará projetos que envolvam processo e modelamento, assim como as ferramentas computacionais utilizadas, incluindo estruturas microeletromecânicas, optoeletrônicas e mostradores (displays). O segmento envolve, ainda, o desenvolvimento de tecnologia para encapsulamento dos circuitos e estudo da confiabilidade.
Já a segunda contempla projetos de sistemas em chip (SoC), de núcleos (Ips) e das ferramentas computacionais associadas, sistemas de hardware com software embarcados: projeto; verificação; simulação; prototipagem; e teste de circuitos e sistemas integrados, incluindo o projeto de teste; circuitos integrados digitais; analógicos; de RF e mistos; e sistemas microeletromecânicos.
Sobre a chamada
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Políticas de Informática (Sepin), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) são os promotores da chamada. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Fundo Setorial (FNDCT/ CT-Info). A chamada atende a recomendação do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), que considera prioritário o Programa Nacional de Microeletrônica (PNM Design).
No total, o valor destinado para o financiamento dos projetos selecionados é de R$ 2 milhões. As propostas deverão ter prazo máximo de execução de 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado. A divulgação dos resultados terá início em 16 de setembro, e o apoio aos projetos, a partir de 1º de outubro.
Texto: Ascom do CNPq