A International Federation of Automatic Control (Ifac), por meio de um processo seletivo iniciado em janeiro, concedeu o prêmio de Ifac fellow ao pesquisador titular Carlos E. de Souza, da Coordenação de Sistemas e Controle do Laboratório Nacional de Computação Científica (
LNCC/MCTI).
Ele recebeu a seguinte citação: “For fundamental contributions to robust control and filtering, time-delay systems, and Riccati equations”. Essa distinção é concedida a indivíduos que realizaram contribuições de grande destaque nas áreas de interesse da instituição, na qualidade de cientista/engenheiro, liderança tecnológica ou educador.
A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para agosto de 2014, na Cidade do Cabo, África do Sul, no 19º congresso mundial da entidade.
A Ifac, que foi fundada em 1957 e tem sede em Laxenburg, Áustria, é uma federação multinacional de organizações científicas nacionais, cada uma delas representando em seu respectivo país as sociedades científicas nas áreas de automação e sistemas de controle automático. Seu objetivo é promover a ciência e tecnologia de controle automático no sentido mais amplo possível para todos os sistemas – por exemplo, de engenharia, físico, biológico, social ou econômico –, tanto na teoria como em aplicações.
A instituição congrega 50 organizações científicas nacionais e é responsável pela publicação de seis periódicos científicos de primeira linha nas áreas de sistemas de controle e automação, entre eles o Automatica. Organiza cerca de 30 eventos científicos internacionais por ano nas referidas áreas, dentre eles o congresso, que é realizado a cada três anos.
Carlos E. de Souza é o primeiro Ifac fellow da América Latina. Ele é também membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e fellow do The Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).
Texto: Ascom do LNCC