Tecnologias 3D no estande do CTI Renato Archer. Foto: Tiago Calazans/Ascom do MCTI
Em seu estande na ExpoT&C, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) mostra o Programa de Tecnologias 3D na Medicina, que usa computação gráfica e prototipagem rápida no planejamento de cirurgias ortopédicas complexas.
O local tem recebido visitantes de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações, além do público em geral da ExpoT&C. A mostra de ciência, tecnologia e inovação integra a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O CTI Renato Archer desenvolveu o software livre InVesalius, que lê imagens de exames como tomografias e ressonâncias magnéticas e as converte em modelos virtuais tridimensionais, que podem ser impressos em protótipos reais. A técnica já foi usada em mais de 2.500 cirurgias, facilitando o planejamento e a construção de próteses. Além disso, o estande do CTI exibe seu vídeo institucional, linha do tempo, imagens, fôlderes e outros exemplos para divulgação, como chips e robôs.
Na tarde de terça-feira (23), o diretor do CTI Renato Archer, Victor Mammana, falou sobre as atividades do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), sediado naquela unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele participou da palestra “Ações de tecnologias assistiva no âmbito do Plano Viver Sem Limite”, organizada pela Secretaria de Inclusão Social (Secis) da pasta federal.
Acompanhe a participação do MCTI na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do evento.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do CTI