Quais seriam as formas de lidarmos com as incertezas em nossos desafios profissionais?” A pergunta do professor Pedro Leite foi o mote inicial para uma reflexão sobre o tema da sua palestra: “Computação científica e modelagem computacional”.
Leite é diretor Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (LNCC/MCTI). Nesta quarta-feira (24), ele falou para um público formado, em sua maioria, por estudantes, na ExpoT&C, evento paralelo à 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até sexta-feira (26), em Recife.
O próprio Leite sugeriu as hipóteses de respostas possíveis: “Poderíamos ter muita fé e torcer para que tudo desse certo, desesperar-nos ou, até mesmo, não fazer nada e ignorar as incertezas”, especulou. “Porém, diante dessas três opções, não conseguiríamos resolver efetivamente nossas questões profissionais”.
É aí que entram a computação científica e a modelagem computacional, ferramentas que, segundo ele, favorecem as análises e resoluções de questões profissionais, científicas e tecnológicas. Vista como “facilitadora interdisciplinar”, a computação científica auxilia no desenvolvimento de modelos para testar hipóteses e prever a evolução de processos e fenômenos.
Alto desempenho
O diretor do LNCC citou o avanço de capacidades da computação nos últimos 30 anos, tanto de comunicação como de armazenamento e processamento. Este desenvolvimento, analisou o professor, provocou forte impacto, não somente no crescimento da computação científica, como em todas as áreas de pesquisa.
Leite lembrou, ainda, a compra de um computador com capacidade de realizar dois trilhões de operações por segundo (2 petaflops) para o Sistema Nacional de Processamento de Auto Desempenho (Sinapad), anunciada pelo ministro Marco Antônio Raupp (MCTI) na abertura da 65ª SBPC.
Este novo computador irá proporcionar uma maior prestação de serviços de Processamento de Alto Desempenho (PAD) para universidades, institutos de pesquisa e outras instituições, públicas e privadas e aumentar o desenvolvimento de produtos e aplicações de PAD entre outros.
Acompanhe a participação do MCTI na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do o evento.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do LNCC