Os visitantes que chegarem ao estande do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na ExpoT&C podem conhecer algumas sementes e frutos amazônicos, amostras de madeiras da região e a tecnologia do purificador Água Box. A estrutura montada inclui também painel interativo que permite conhecer a estrutura e alguns estudos desenvolvidos pelo instituto, além de publicações da Editora do Inpa.
“A exposição do Inpa é uma composição da forma que o instituto tem trabalhado com a biodiversidade, tecnologia e inovação, mas nesse primeiro dia destacamos os programas de pós-graduação do instituto”, explica o coordenador do Bosque da Ciência e um dos responsáveis pelo estande, Jorge Lobato. Ele avalia que ainda há desconhecimento sobre determinadas regiões brasileiras, a amazônica entre elas, e sobre as pesquisas ali realizadas. A seu ver, isso causa um distanciamento no público.
No espaço auditório-arena, novidade deste ano, será apresentada uma série de palestras que trará a experiência do instituto abordando os seguintes assuntos: educação, cultura, ciência, tecnologia para o interior do Amazonas; formação de pessoal especializado; socialização dos conhecimentos; frutos amazônicos e criação de peixes em canal de igarapés.
Acompanhe a participação do MCTI na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do o evento.
Texto: Por Josiane Santos – Ascom do Inpa