A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participa da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife. Seu estande promove a interação com o público infanto-juvenil brincando com um mapa do backbone (em português, espinha dorsal) da instituição.
O termo designa o tronco principal de uma infraestrutura de transmissão de dados – no caso, a rede Ipê, primeira rede óptica nacional acadêmica da América Latina. As crianças e adolescentes ganharão brindes e aprenderão onde estão os pontos de presença da RNP nos estados brasileiros.
Qualificada como uma organização social (OS), a RNP é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta tem a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC).
Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, com pontos de presença nas 27 unidades da Federação e mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação.
Acompanhe a participação do MCTI na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do o evento.
Texto: Ascom da RNP