Em visita à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Recife, nesta terça-feira (23), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, apresentaram o
Plano Inova Empresa a empresários do estado.
Lançado em março pelo governo federal, a iniciativa visa elevar o patamar de competitividade nacional por meio de estímulos à inovação empresarial. “Venho fazendo essa apresentação pelas federações de indústrias de todo o Brasil porque o nosso interesse é mostrar as oportunidades que essa ação cria. A inovação é crucial para o desenvolvimento com sustentabilidade econômica”, disse.
Na avaliação do primeiro vice-presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, o estado está vivendo um “momento especial”, quando a chegada de novos investimentos e de uma nova indústria tem criado oportunidades para o crescimento. “Mas, ao mesmo tempo, há uma preocupação com a sobrevivência e a retomada da indústria existente, que é diversificada e precisa realmente de uma alavancagem de inovação em seus processos, seus equipamentos e seus produtos.”
Glauco Arbix fez um balanço dos processos de escolha de propostas para as chamadas públicas já lançadas. “Todos os editais estão nos surpreendendo pela qualidade e pelo volume da demanda das empresas. Sempre a demanda supera bastante à dotação inicial”.
Antes de falarem aos empresários, Raupp e Arbix haviam se reunido com Essinger e outros dirigentes da Fiepe. O encontro abordou a Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação (Embrapii) e o credenciamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) como parceira estadual da Finep no programa de subvenção econômica Tecnova.
Acompanhe a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do evento.
Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI