O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apresenta ampla programação no estande montado na ExpoT&C, durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Os visitantes têm a oportunidade de apreciar uma exposição de minerais, assistir a vídeos sobre projetos desenvolvidos em arranjos produtivos locais de base mineral, conhecer soluções inovadoras e assistir a palestra sobre a história do centro, que completou 35 anos.
Soluções na área de resíduos da mineração desenvolvidas por pesquisadores do centro estão representadas na forma de maquetes que serão explicadas pelos expositores. São elas: pavimentação asfáltica com resíduos de rochas ornamentais; biorremediação de solo contaminado por petróleo; e mitigação da geração da drenagem ácida de mina com o uso de cobertura seca.
Vídeos apresentam três trabalhos: Desenvolvimento de Tecnologias Limpas para a Arte em Pedra-Sabão, Produção Limpa e Geração de Empregos no Setor de Rochas Ornamentais e Tecnologia Avançada para Mineração de Quartzito da Paraíba
Exposição
A mostra Nosso Mundo Também É Mineral chama a atenção do público para a questão do uso racional dos recursos não renováveis. Os visitantes poderão apreciar amostras de gemas, rochas e minerais nacionais, que, utilizados como insumo pela indústria, exercem influência direta no cotidiano de toda a sociedade brasileira.
Haverá, ainda, a distribuição de gibis e da tabela periódica ilustrada, atualizada recentemente, incluindo as mais recentes aplicações dos elementos do grupo lantanídeos, também conhecidos como terras-raras.
Serão projetadas, ao longo da exposição, imagens que exibem uma amostra da trajetória do Cetem ao longo dos seus 35 anos. Esse também é o tema de palestra institucional do pesquisador Francisco Hollanda, na sexta-feira (26), às 13h. Leia mais.
Acompanhe a participação do MCTI na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do evento.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Cetem