Os visitantes da ExpoT&C, que acontece em paralelo à 65° Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), poderão conhecer as tecnologias sociais desenvolvidas pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).
Um dos projetos é um fogão solar apresentado como opção para o aproveitamento das potencialidades da região na área de energias alternativas. Uma miniestação meteorológica será montada no estande do instituto para explicar o processo de monitoramento de variáveis ambientais na Caatinga, como níveis de radiação, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção dos ventos.
Duas palestras também estão programadas para o evento. Nesta quarta-feira (24), às 13h40, no auditório da ExpoT&C, o pesquisador José Jonas Duarte fala sobre “Tecnologias sociais para o Semiárido brasileiro”.
Na quinta-feira (25), o diretor do Insa, Ignacio Hernán Salcedo, participa da mesa-redonda sobre “Desertificação e o desafio de proteger o solo da degradação”, junto com os pesquisadores Luciano José de Oliveira Accioly (Embrapa Solos) e Izabel Galindo (UFRPE). A atividade foi proposta pela Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (SBCS) e ocorrerá no bloco CCB – Anfiteatro 12.
As atrações do Insa incluem a exibição de um vídeo que trata das ações do Insa em suas várias áreas de atuação: recursos hídricos, gestão da informação e do conhecimento para o Semiárido, biodiversidade, sistemas de produção, desertificação e tecnologias sociais. Mostras do artesanato regional, de coleção de sementes da biodiversidade da Caatinga e das publicações editadas pelo Instituto também integram a programação.
Acompanhe a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do evento.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Insa