O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) apresenta, durante toda a semana da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um sistema voltado aos atletas de alto rendimento que permite comparação entre esportistas em uma mesma modalidade, na procura de padrões metabólicos, assim como acompanhamento e planejamento individual dos atletas.
O Sistema de Apoio Holístico ao Atleta (Saha) foi desenvolvido pelo laboratório DEXL (Extreme Data Lab) do LNCC, como contribuição científica ao Laboratório Olímpico (LO).
O projeto do LO foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e tem como membros, além do LNCC, o Comitê Olímpico Brasileiro, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras entidade acadêmicas.
A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
Palestras
A participação da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na 65ª SBPC também inclui palestras de seus cientistas. Na segunda-feira (22), o professor Fábio Porto fala sobre "Big Data na ciência, desafios e estado da arte". Ele é doutor em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e foi pesquisador senior da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça.
No dia seguinte, ao tratar sobre "Projeto Dockthor: um programa brasileiro para o desenho racional de fármacos", o professor Laurent Dardennee lança o portal da iniciativa. O palestrante é doutor em ciências biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem ampla experiência na área de biofísica, com ênfase em modelagem molecular.
Na quarta, o professor Pedro Leite da Silva Dias apresenta a palestra "Computação científica: estágio atual e desafios". Ele dirige o LNCC e coordena o Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas Regionais de Tempo (Master) do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG/USP). Saiba mais sobre os palestrantes na área Notícias do site do LNCC.
Acompanhe a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na reunião da SBPC.
Acesse o site do evento.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do LNCC